quarta-feira, 31 de outubro de 2007

4ª Eliminatória da Carlsberg Cup - 2ª Mão


Fátima vs. Sporting, 2-3
E o milagre ia-se repetindo. O Fátima esteve perto de eliminar o vice-campeão, isto depois de ter eliminado o campeão português em título. O Sporting entrou em campo disposto a fazer melhor do que nos outros jogos e a mostrar que não está em crise, apenas com azar. Porém, não conseguia penetrar na espessa defesa do Fátima, visto que a equipa da casa fazia o seu trabalho e, como tal, defendia como podia o resultado que tinha conquistado na 1ª mão. Contudo, não deixava de atacar, principalmente através de contra-ataques nas alas por Marinho e por Cícero, ou pelo meio por Saleiro. E na sequência de um livre, conseguiu espantar a defesa do Sporting e adiantar-se no marcador.
O Sporting, claro está, respondeu e passou a atacar com maior intensidade, deixando por vezes a defesa vulnerável, facto este que permitiu a Marinho, num contra-ataque, enviar a bola ao poste de Stojkovic. Minutos depois, num lance de insistência, Miguel Veloso coloca muito bem a bola para a cabeça de Liedson, que não perdoou. Chegava-se assim ao intervalo com uma igualdade no marcador.

No regresso dos balneários, mais uma vez na sequência de um livre (só que desta vez foi um livre fruto de uma falta inexistente), o Fátima voltou a adiantar-se no marcador, por Falardo, num remate colocado rente à relva. Vendo isto, Paulo Bento arriscou e, no final, foi recompensado por esse risco, visto que o segundo golo teve como principais protagonistas os dois jogadores que entraram aos 52': Pereirinha e Purovic. Faltava, porém, um golo ao Sporting para se apurar para a fase seguinte. Num livre, o Fátima voltou a enviar uma bola aos postes de Stojkovic, desta vez por Cícero, isto depois de um outro lance em que Saleiro obrigou Stojkovic a aplicar-se.

À semelhança do que se passou na primeira-parte, também depois de o Fátima enviar uma bola aos postes, Liedson voltou a marcar, aproveitando um desentendimento entre Pedro Duarte e Duarte Machado. Assim sendo, o Sporting conseguiu carimbar a passagem à fase seguinte desta nova taça, sendo que este apuramento premeia o esforço e a preserverança dos jogadores leoninos, que, mesmo estando duas vezes em desvantagem, nunca baixaram os braços.

Fátima
Equipa titular
24-Pedro Duarte
15-Marco Airosa
4-Jorge Teixeira
17-Veríssimo (cap.)
2-Duarte Machado
6-João Fonseca
16-Cícero
21-Falardo
20-Joel
22-Marinho
9-Carlos Saleiro

Suplentes
12-Nuno Ribeiro
13-Bispo
19-Samuel
8-Miguel Xavier
7-Ricardo Jorge
5-Edu Castigo
11-Pedro Moreira

Substituições
85'-Entrou Ricardo Jorge, saiu Joel
87'-Entrou Pedro Moreira, saiu Jorge Teixeira

Sporting
Equipa titular
34-Stojkovic
78-Abel
13-Tonel
4-Polga
8-Ronny
24-Miguel Veloso
28-João Moutinho (cap.)
10-Simon Vukcevic
30-Romagnoli
20-Yannick Djaló
31-Liedson

Suplentes
16-Tiago
26-Gladstone
3-Marian Had
5-Paredes
25-Bruno Pereirinha
7-Izmailov
9-Purovic

Substituições
52'-Entrou Bruno Pereirinha, saiu Ronny
52'-Entrou Purovic, saiu Yannick Djaló
63'-Entrou Izmailov, saiu Simon Vukcevic

Disciplina
34'-Jorge Teixeira (A)
64'-João Moutinho (A)
66'-Purovic (A)
76'-Cícero (A)
79'-Miguel Veloso (A)

Golos
1-0, Carlos Saleiro (15')
1-1, Liedson (35')
2-1, Falardo (50')
2-2, Purovic (64')
2-3, Liedson (83')


Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Olegário Benquerença
Árbitros assistentes: José Cardinal e Bertino Miranda
4º Árbitro: Cosme Machado

Lá está o hábito de complicar jogos. Para começar, houve um lance em que Liedson remata e a bola embate na mão de um jogador do Fátima. Lance aparentemente casual, não fosse o facto de se ver nas imagens televisivas um curioso movimento do braço do jogador do Fátima, movimento este que impede a bola de lhe bater no peito e voltar a sobrar para Liedson. Temos depois o lance do segundo golo do Fátima, em que Duarte Machado, já perto da linha lateral, dá um toque para o lado e vai em frente contra Abel, não tentando em nada evitar o contacto, bem pelo contrário, já que este jogador viu que tinha dado um toque na bola com muita força e já não a conseguia apanhar. Depois, tivemos um festival de Olegário Benquerença: duas perseguições, uma a Liedson e outra a Purovic, e ainda o amarelo a João Moutinho. Quanto a Liedson e a Purovic, sempre que estes faziam algo duvidoso, lá estava Olegário a marcar falta, como aquelas duas faltas que marcou a Purovic nas quais ele estava a ser notoriamente agarrado, e uma delas até teve direito amarelo para o montenegrino. Também sempre que Liedson pressionava um jogador e este se atirava para o chão, lá vinha mais um apito do Olegário. Por fim, temos o amarelo a João Moutinho, que era perfeitamente evitável, dado que a falta foi perfeitamente normal, e não vimos muitas faltas de Moutinho no decorrer do jogo. Já agora, como é que Marco Airosa acabou o jogo sem um amarelo? Incontável o número de vezes que este jogador utilizou os braços para além do normal, das quais me lembro de duas seguidas na segunda-parte que levaram Olegário Benquerença a avisá-lo; infelizmente, quando foi com João Moutinho já não teve a mesma atitude.




Vitória de Setúbal vs. Benfica, 2-1
E lá foi mais um grande: depois do FC Porto, foi a vez do Benfica ficar por terra nesta nova competição. Depois de ter passado por muitas dificuldades no jogo da primeira mão, o Benfica voltou a passar por um mau bocado, dado que o Vitória de Setúbal não é aquela equipa acessível contra a qual se pode pôr uma segunda equipa a jogar. Deste modo, o Benfica passou o jogo todo a tentar criar jogo e a tentar criar oportunidades de perigo, mas não conseguia. O Vitória de Setúbal, por seu lado, conseguia dominar o jogo e rondar a área encarnada, tendo feito vários remates por intermédio de Cláudio Pitbull e por Matheus, principalmente. Isto até que Paul o Costa "criou" a primeira oportunidade de perigo para o Benfica, em mais um penalty escandaloso, devido a uma suposta falta sobre Bergessio.

E assim, vimos o Benfica a chegar ao intervalo em vantagem, sem que nada o justificasse. Queria isto dizer que o Vitória de Setúbal tinha de fazer algo na segunda-parte, e a entrada do seu jogador talismã, Edinho, veio facilitar a tarefa, já que o Vitória de Setúbal ganhou presença na área e Edinho voltou a facturar. Antes disso, depois de um erro de Zoro, já a equipa do Bonfim tinha marcado por intermédio de Matheus, uma das revelações desta época.

Até ao final, o Benfica ainda dispõs de duas oportunidades, uma por Adu e outra por Edcarlos, mas o Vitória acabou por ganhar com justiça.

Vitória de Setúbal
Equipa titular
77-Eduardo
14-Janício
4-Robson
15-Auri
13-Adalto
8-Elias
6-Sandro (cap.)
16-Ricardo Chaves
18-Paulinho
99-Matheus
87-Cláudio Pitbull

Suplentes
1-Marco Tábuas
3-Hugo
17-Jorginho
10-Filipe Gonçalves
7-Bruno Gama
19-Leandro
9-Edinho

Substituições
Intervalo-Entrou Edinho, saiu Paulinho
80'-Entrou Bruno Gama, saiu Matheus
87'-Entrou Filipe Gonçalves, saiu Cláudio Pitbull

Benfica
Equipa titular
24-Butt
2-Luís Filipe
4-Luisão (cap.)
17-Zoro
11-Miguelito
3-Edcarlos
18-Binya
30-Adu
26-Cristian Rodríguez
20-Di María
19-Bergessio

Suplentes
31-Bruno Costa
15-Díaz
14-Maxi Pereira
25-Nuno Assis
16-Fábio Coentrão
9-Mantorras
27-Yu Dabao

Substituições
64'-Entrou Díaz, saiu Cristian Rodríguez
69'-Entrou Fábio Coentrão, saiu Di María
85'-Entrou Yu Dabao, saiu Adu

Disciplina
20'-Bergessio (A)
37'-Robson (A)
38'-Adalto (A)
42'-Edcarlos (A)
45'-Ricardo Chaves (A)
63'-Butt (A)
64'-Cláudio Pitbull (A)
74'-Fábio Coentrão (A)

Golos
0-1, Adu (45')
1-1, Matheus (67')
2-1, Edinho (82')

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Paulo Costa
Árbitros assistentes: João Santos e Nuno Manso
4º Árbitro: Luís Cansado Reforço

Outros resultados
União de Leiria vs. Penafiel, 1-0 (João Paulo (90+1'))
Beira-Mar vs. Portimonense, 3-1 (Jessé (48'), Vitinha (65'), Roma (79'); Maxi Bevacqua (6'))

Passam à próxima fase
Sporting
Vitória de Setúbal
Beira-Mar
Penafiel

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

FC Porto vs. Leixões, 3-0

Vitória tranquila sobre o FC Porto B, perdão, Leixões

8: é este o número de vitórias seguidas do FC Porto na BWIN Liga, e sete é o número de jogos sem sofrer golos. São estas as contas fáceis do FC Porto, que parece lançado para o título, que seria o tri-campeonato. Resolver cedo, matar o jogo também cedo e depois...passear. O Leixões, diga-se de passagem, não é, ou pelo menos ainda não está, uma grande equipa, e, como tal, pouco ou nenhum perigo criou ao FC Porto. Os únicos que pareciam querer fazer qualquer coisa eram Beto, o guarda-redes, e Roberto, o avançado, mas 2 em 11 não dá grande resultado. Se a isto juntarmos o facto de Vieirinha, Paulo Machado e Ezequias pouco terem feito, é claro que a expressão FC Porto B ganha ênfase. Não quero com isto menosprezar a vitória do FC Porto, que foi inequívoca, e o FC Porto nem pressionou muito. O que eu quero dizer é que se esperava pelo menos uma oportunidade de perigo para o Leixões, e isso não houve nem por sombras.

FC Porto
Equipa titular
1-Helton
12-Bosingwa
4-Stepanov
2-Bruno Alves (sub-cap.)
13-Fucile
18-Bolatti
16-Raúl Meireles
8-Lucho González (cap.)
17-Tarik
7-Quaresma
9-Lisandro

Suplentes
33-Nuno
3-Pedro Emanuel
5-Marek Cech
11-Mariano
20-Leandro Lima
23-Hélder Postiga
29-Edgar

Substituições
15'-Entrou Marek Cech, saiu Bosingwa
60'-Entrou Hélder Postiga, saiu Tarik
71'-Entrou Mariano, saiu Lucho (passando Bruno Alves a capitão)

Leixões
Equipa titular
1-Beto
20- Marco Cadete
27-Nuno Silva
4-Élvis (cap.)
3-Ezequias
14-Bruno China
6-Paulo Machado
8-Jorge Gonçalves
17-Vieirinha
19-Jorge Gonçalves
9-Roberto

Suplentes
77-Jorge Baptista
5-Nuno Diogo
25-Jorge Duarte
26-Nuno Amaro
23-Filipe Oliveira
21-Livramento
28-Tales

Substituições
Intervalo-Entrou Filipe Oliveira, saiu Jorge Gonçalves
73'-Entrou Tales, saiu Marco Cadete
79'-Entrou Livramento, saiu Vieirinha

Disciplina
26'-Ezequias (A)
33'-Fucile (A)

Golos
1-0, Lisandro (6')
2-0, Tarik (8')
3-0, Lisandro (79')


Destaques
FC Porto
Lisandro: Três remates, dois golos. Oito jogos, oito golos. Simples, não? Além disso o facto de ter lutado muito e de ser o primeiro defesa da equipa, dado que está constantemente a lutar pela recuperação de bolas.

Leixões
Beto: Não teve culpa em nenhum dos golos, fez uma grande defesa aos 44 minutos, e quase que ia fazendo outra no lance do terceiro golo. Não fosse a defesa tão permissiva e tão frágil e Beto não teria de se chatear tantas vezes, isto porque, depois de cada golo sofrido, era o único que parecia insatisfeito com o desenlace das jogadas.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Rui Costa
Árbitros assistentes: José Cardinali e Celso Pereira
4º Árbitro: Jorge Sousa

O primeiro golo do FC Porto surgiu dum domínio com a mão de Lisandro, que muito dizem ser apenas possível ver na televisão; porém, quem alguma vez jogou futebol conclui de imediato que ele tocou a bola com o braço, tendo em conta o movimento do braço. Há ainda uma jogada de Quaresma em que se ficou a pedir penalty, na qual a única dúvida reside em decidir se foi dentro ou se foi fora da área. A meu ver, foi dentro da área e dever-se-ia ter marcado penalty.

domingo, 28 de outubro de 2007

Benfica vs. Marítimo, 2-1


Adu strikes again
O jogo não começou de feição, com um chapéu de Kanu a Quim, mas Ricardo Esteves (ex-Benfica...) ajudou, transformando um cruzamento normalíssimo num penalty que resultou em mais um golo de penalty de Cardozo. Depois, veio a catástrofe: Quim foi expulso quando ainda só tinha passado um terço do jogo, Butt teve de entrar, alterações tácticas tiveram que ser feitas...e ainda havia um penalty a favor do Marítimo. Porém, Butt defendeu o remate de Makukula, que, desta vez com as suas chuteiras (quando jogou e marcou pela selecção tinha as chuteiras de Fernando Meira) e com a braçadeira de capitão, não conseguiu fazer um jogo tão bom como se esperava.

Chegava-se assim ao intervalo com um empate, e com a certeza de que o Marítimo ia fazer tudo para, na segunda-parte, com mais um jogador, conseguir vencer a um dos grandes. Porém, nada disso aconteceu, e o Benfica, apesar da desvantagem numérica, foi a melhor equipa na segunda-parte. Não se consegue entender como é que os jogadores do Marítimo pouco ou nada fizeram neste segundo período de tempo, nem como é que foram os jogadores do Benfica aqueles que tinham sempre mais espaço. Era visível que o Marítimo tinha descido as suas linhas, jogando a linha defensiva e a linha intermédia quase pegadas, e a linha avançada dispersa lá à frente; o que não se percebe é o porquê deste recuo territorial. A provar a falta de ambição do Marítimo e do seu treinador está a entrada de Briguel (defesa lateral) para o lugar de Marcinho, quando no banco havia, por exemplo, Bruno Fogaça. Como consequência desta falta de querer e de vontade de vencer do Marítimo, o Benfica voltou a marcar e a estabelecer o resultado final.

O Marítimo ainda tentou ripostar, mas o tempo era pouco, e se eles realmente queriam fazer algo, então já o deveriam ter feito antes. Sendo assim, o Benfica ascende ao 2º lugar da BWIN Liga.

Benfica
Equipa titular

12-Quim
14-Maxi Pereira
4-Luisão (cap.)
3-Edcarlos
5-Léo
18-Binya
8-Katsouranis
10-Rui Costa
20-Di María
26-Cristian Rodríguez
7-Cardozo

Suplentes
24-Butt
2-Luís Filipe
17-Zoro
11-Miguelito
30-Adu
16-Fábio Coentrão
19-Bergessio

Substituições
31'-Entrou Butt, saiu Edcarlos
Intervalo-Entrou Luís Filipe, saiu Di María
81'-Entrou Adu, saiu Maxi Pereira

Marítimo
Equipa titular

26-Marcos
22-Ricardo Esteves
3-Ediglê (sub-cap.)
4-Van der Linden
6-Evaldo
15-Wênio
13-Olberdam
28-Marcinho
8-Mossoró
7-Kanu
9-Makukula(cap.)

Suplentes
1-Marcelo
21-Briguel
14-Fernando
54-Sidnei
48-Djalma
18-Luís Olim
16-Bruno Fogaça

Substituições
78'-Entrou Djalma, saiu Marcinho
82'-Entrou Briguel, saiu Makukula (passando Ediglê a capitão)

Disciplina
17'-Ricardo Esteves (A)
20'-Wênio (A)
30'-Quim (V)
39'-Binya (A)
76'-Marcinho (A)
83'-Luisão (A)

Golos
0-1, Kanu (9')
1-1, Cardozo (18')
2-1, Adu (87')

Destaques
Benfica
Adu: Depois de ter resolvido os jogos contra o Estrela da Amadora e o Vitória de Setúbal, o americano voltou a resolver mais um jogo. Entrou tarde em campo, mas mesmo assim ainda conseguiu marcar. Tendo em conta que ainda só tinha 8 minutos no principal campeonato português, Adu merece mais oportunidades.
Rui Costa: O verdadeiro motor da equipa. Correu que nem um novato, esteve na jogada do golo de Adu, e foi ele que fez o centro que acabou na mão de Ricardo Esteves e, consequentemente, resultou num penalty e no golo do empate.

Marítimo
Kanu: Marcou um excelente golo (chapéu sobre Quim), sofreu a falta que deu origem ao penalty falhado por Makukula, e correu até acabarem as pilhas.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Pedro Proença
Árbitros assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos
4º Árbitro: Carlos Xistra

Como é que Binya acaba o jogo? Tanto aos 6 como aos 39 minutos, por exemplo, Pedro Proença podia muito bem ter mostrado a cartolina encarnada ao camaronês, mas ficou-se apenas por um amarelo aso 39'. Esteve bem ao assinalar as duas penalidades, uma a favor do Benfica (18') e outra a favor do Marítimo (30'), e esteve igualmente bem ao não assinalar uma suposta falta sobre Léo aos 72', já que se tratou de uma jogada natural, em que há um ligeiro puxar da camisola de Léo e em que este último aproveita para dramatizar uma jogada banal.

sábado, 27 de outubro de 2007

Nacional vs. Sporting, 0-0


Só 20 minutos não chega
O Sporting não está num bom momento, e isso é notório. A falta que Anderson Polga faz também é notória, e as alterações que essa ausência provocam também não são nada benéficas para o futebol do Sporting: Miguel Veloso faz muita falta no sector mais recuado do meio-campo, principalmente na transição defesa-ataque, e isso viu-se quando ele passou a jogar um pouco mais avançado no terreno; Moutinho não está rotinado na posição mais recuada do losango, e, como tal, viu-se claramente que tinha medo de subir em demasia e deixar a defesa desapoiada e, assim, pouco apoiou o ataque; Vukcevic e Izmailov são dois jogadores que têm qualidade inequivocamente mas, no entanto, faltam ainda automatismos que permitam à equipa habituar-se a canalizar mais jogo para as alas, o que fez com que estes dois jogadores passassem ao lado do jogo. E tudo isto devido à falta de Polga! Outro aspecto que também reparei foi uma subida de forma e de confiança de Yannick Djaló, quiçá devido à recente reportagem no jornal "Sporting", na qual vários conhecidos sportinguistas o defenderam e lhe deram ânimo.

No final de contas, o Sporting apenas conseguiu chegar à outra área com perigo nos últimos 20 minutos, curiosamente (ou não) imediatamente a seguir às substituições. E isto tem uma explicação: Miguel Veloso começou a jogar mais à frente (Sporting passou a jogar com três defesas, que eram Abel, Tonel e Ronny); Moutinho passou a ter mais liberdade de movimentos (avançou no losango, ocupando a posição de interior-esquerdo); Bruno Pereirinha passou a ocupar a posição de interior-direito, em detrimento das posições ocupadas por Izmailov e Vukcevic (que eram mais médios-alas); Romagnoli passou a ter mais apoio, com Yannick a seu lado, no apoio aos dois avançados. E numa altura em que o Sporting pressionava a outra equipa, o Nacional podia ter marcado num contra-ataque, não fosse uma enorme defesa de Stojkovic a remate de Edu Sales.

Porém, foi insuficiente, já que o relógio não perdoa (nem Lucílio Baptista, que deu quatro minutos e entre os 87 e os 89 minutos tivemos um jogador do Nacional no chão a receber assistência, e nem permitiu que o canto resultante da defesa de Benaglio a remate de Moutinho fosse marcado). Numa semana, em três competições diferentes, o Sporting acabou por fazer três resultados insuficientes, tendo em conta as aspirações da equipa.

Nacional
Equipa titular

1-Benaglio
2-Patacas (cap.)
4-Ávalos
44-Ricardo Fernandes
49-Igor Pita
6-Cléber
8-Bruno Amaro
23-Juninho
7-Fellype Gabriel
18-Cássio
31-Lipatin

Suplentes
12-Bracalli
33-Felipe Lopes
55-Bruno Basto
66-Pedro Pita
22-Zé Vítor
11-Edu Sales
9-Rodrigo

Substituições
67'-Entrou Rodrigo, saiu Cássio
76'-Entrou Zé Vítor, saiu Lipatin
81'-Entrou Edu Sales, saiu Fellype Gabriel

Sporting
Equipa titular
34-Stojkovic
78-Abel
13-Tonel
24-Miguel Veloso
3-Marian Had
28-João Moutinho (cap.)
7-Izmailov
10-Simon Vukcevic
30-Romagnoli
31-Liedson
20-Yannick Djaló

Suplentes
16-Tiago
26-Gladstone
8-Ronny
5-Paredes
25-Bruno Pereirinha
21-Farnerud
9-Purovic

Substituições
Intervalo-Entrou Ronny, saiu Had
66'-Entrou Purovic, saiu Simon Vukcevic
66'-Entrou Bruno Pereirinha, saiu Izmailov

Disciplina
2'-Patacas (A)
44'-Simon Vukcevic (A)

Golos
Nada a assinalar...

Destaques
Nacional
Benaglio: Defendeu, defendeu e defendeu. Sem dúvida, um dos principais responsáveis pelo nulo am termos de golos, dado que na parte final, onde o Sporting carregou, defendeu vários remates, principalmente remates de longe (Abel e João Moutinho).

Sporting
Romagnoli: Muitas vezes, era "El Pipi" contra os outros, e assim não dá. A qualidade técnica estava lá, os passes de ruptura também; o problema é que não havia ninguém para receber esses passes nem para o apoiar nas habituais tabelinhas que ele procura fazer.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Lucílio Baptista
Árbitros assistentes: Venâncio Tomé e Luís Salgado
4º Árbitro: Luís Cansado Reforço

De um modo geral, o árbitro deste encontro esteve bem. Anulou bem um golo ao Nacional (jogador estava efectivamente em fora-de-jogo) e controlou bem o jogo disciplinarmente.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Fase de Grupos da UEFA Cup - 1ª Jornada


Bolton vs. Sporting de Braga, 1-1

Bolton
Equipa titular
22-Jääskeläinen
2-Hunt
31-Andy O'Brien
5-Méïté
15-Cid
11-Gardner
17-Guthrie
19-McCann
6-Speed (cap.)
14-Davies
39-Anelka

Suplentes
26-Al-Habsi
4-Nolan
16-Teymourian
18-Mikel Alonso
21-Diouf
24-Joey O'Brien
27-Braaten

Substituições
61'-Entrou Diou, saiu Guthrie
82'-Entrou Teymourian, saiu Gardner

Sporting de Braga
Equipa titular
1-Paulo Santos (cap.)
47-João Pereira
2-Rodriguez
3-Paulo Jorge
21-César Peixoto
88-Vandinho
14-Castanheira
23-Andrés Madrid
7-Jorginho
15-Wender
29-Linz

Suplentes
12-Dani Mallo
9-João Tomás
13-Carlos Fernandes
18-Zé Manel
20-Jaílson
22-Anílton Júnior
89-Stélvio

Substituições
67'-Entrou Zé Manel, saiu Wender
68'-Entrou Stélvio, saiu Castanheira
76'-Entrou Jaílson, saiu Andrés Madrid

Disciplina
61'-Castanheira (A)
73'-Cid (A)

Golos
1-0, Diouf (65')
1-1, Jaílson (86')

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Darko Ceferin (Sérvia)
Árbitros assistentes: Andrej Kokolj (Sérvia) e Milan Kogej (Sérvia)
4º Árbitro: Boris Toseski (Sérvia)



Outros resultados

Grupo A
Zenit vs. AZ Alkmaar, 1-1
Everton vs. Larissa, 3-1

Grupo B
Panathinaikos vs. Aberdeen, 3-0
Lokomotiv Moskva vs. Atlético de Madrid, 3-3

Grupo C
Elfsborg vs. AEK, 1-1
Villarreal vs. Fiorentina, 1-1

Grupo D
Brann vs. Hamburger, 0-1
Basel vs. Rennes, 1-0

Grupo E
Sparta Praha vs. Zürich, 1-2
Bayer Leverkusen vs. Toulouse, 1-0

Grupo F
Crvena Zvezda vs. Bayern München, 2-3

Grupo G
Tottenham vs. Getafe, 1-2
Anderlecht vs. Hapoel Tel Aviv, 2-0

Grupo H
Helsingborgs vs. Panionios, 1-1
Bordeaux vs. Galatasaray, 2-1

Convocatória Sub-16


O treinador nacional da Selecção Sub-16 convocou 26 jogadores para integrarem o segundo estágio de preparação da época, a realizar nos dias 30 e 31 de Outubro, com o objectivo de observar alguns jogadores.

Lista de convocados

ADR Pasteleira: Cavadas, João Paulo e Miguel
Alverca: Rui Jacob
Barcelona: Luís Gustavo
Belenenses: Adolfo Leite
Benfica: Diogo Coelho, José Graça, Ruben Pinto e Tiago Ribeiro
Estrela Amadora: Bruno Barros
FC Porto: Hugo Filipe, João Amorim e Sérgio Oliveira
Feirense: Vítor Costa
Leixões: João Beirão
Louletano: João Reis
Padroense: João Costa, Telmo e Tiago Silva
Sporting: Miguel Serôdio, Peter Caraballo e Rui Coentrão
Vitória de Guimarães: André Costa e João Amorim
Vitória de Setúbal: Miguel Lourenço

Plano de treinos
Terça-feira, 30 de Outubro
16h30: Treino - Estádio Nacional (campo nº 3)

Quarta-feira, 31 de Outubro
10h00: Treino - Estádio Nacional (campo nº 4)

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Benfica vs. Celtic, 1-0


Estava difícil de entrar
O jogo era essencial para o Benfica, visto que, a seguir ao jogo com o Shakhtar Donetsk, era o jogo ideal para fazer pontos neste grupo. O Benfica sabia disso, mas, durante a primeira-parte, parecia que se tinha esquecido desse facto. Porém, vieram transfigurados para a segunda-parte, fruto, principalmente, das substituições efectuadas por Camacho: Adu e Di María para os lugares de Nuno Assis e Bergessio. O Benfica passou a ser mais perigoso e a ser mais constante, e o Celtic foi recuando, tentando apenas atacar através de contra-ataques.

Deste modo, o Benfica começou a rematar à baliza de Boruc, muitas das vezes sem nexo, factor este que contribuiu para o facto de o Benfica ser a equipa mais rematadora da UEFA Champions League (pudera...), facto este que parece merecer orgulho para a equipa encarnada. Apesar de rematador, o Benfica era ineficaz, e parecia que não ia aproveitar esta enorme oportunidade para pontuar: frente a uma equipa que, reconhecidamente, joga pior fora, e que veio para este jogo com algumas alterações importantes na equipa (Nakamura e Hesselink no banco, possivelmente por lesões ainda por sarar).

Quando parecia que o primeiro ponto vinha para a Luz, Cardozo disse que não e mudou esse número para três: três preciosos pontos. Apesar da vitória, o Benfica tem ainda um longo e árduo caminho pela frente, pois necessita de pontuar em casa do Celtic e do Shakthar Donetsk.

No outro jogo deste grupo, o AC Milan venceu e goleou o Shakthar Donetsk por 4-1, com dois bis de Gilardino (6' e 14') e Seedorf (62' e 69'), e um golo de Lucarelli (51') para a equipa ucraniana.

Benfica
Equipa titular
12-Quim
14-Maxi Pereira
4-Luisão (cap.)
8-Katsouranis
5-Léo
18-Bynia
10-Rui Costa
25-Nuno Assis
26-Cristian Rodríguez
19-Bergessio
7-Cardozo

Suplentes
24-Butt
2-Luís Filipe
3-Edcarlos
17-Zoro
32-Romeu Ribeiro
20-Di María
30-Adu

Substituições
62'-Entrou Adu, saiu Nuno Assis
62'-Entrou Di María, saiu Bergessio
84'-Entrou Luís Filipe, saiu Cristian Rodríguez

Celtic
Equipa titular
1-Boruc
5-Caldwell
41-Kennedy
44-McManus (cap.)
3-Naylor
8-Scott Brown
18-Donati
46-McGeady
20-Jarosik
11-Hartley
33-Killen

Suplentes
21-Mark Brown
48-O'Dea
6-Baldé
25-Nakamura
15-Sno
27-McDonald
10-Hesselink

Substituições
63'-Entrou Sno, saiu Donatti
74'-Entrou McDonald, saiu Killen

Disciplina
28'-McGeady (A)
56'-Killen (A)
72'-Hartley (A)
90'-Di María (A)

Golos
1-0, Cardozo (87')




Destaques
Benfica
Cardozo: Marcou um golo, mandou duas bolas aos postes e ainda teve mais três oportunidades. Não esteve bem na finalização, mas viu o seu esforço recompensado com aquele golo a três minutos do final do jogo.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Massimo Busacca (Suíça)
Árbitros assistentes: Francesco Buragina (Suíça) e Matthias Arnet (Suíça)
4º Árbitro: René Rogalla (Suíça)

O árbitro e os jogadores não complicaram, e, por isso, o árbitro teve um jogo fácil de dirigir. Podia ter mostrado mais amarelos, mas preferiu não o fazer para controlar o jogo e não o complicar.

Olympique de Marseille vs. FC Porto, 1-1


Empate soube a pouco
Tendo em conta as classificações neste grupo, poderíamos pensar que o resultado foi bom para o FC Porto, já que empatou em casa do primeiro classificado do seu grupo. Porém, o FC Porto é melhor equipa do que o Olympique de Marseille e demonstrou isso em campo. O FC Porto começou ambas as partes em cima da equipa adversária, mas, insistentemente, não conseguia marcar e, à medida que o tempo corria, ia perdendo fulgor. Em sentido contrário, o Olympique de Marseille aproveitava estas quebras do FC Porto para subir no terreno, obrigando o FC Porto a recuar linhas; porém, nada mais conseguia fazer, excepção feita a um remate de Zenden que obrigou Helton a aplicar-se (mas pouco). Regista-se, porém, os dois fortes remates de Raúl Meireles que encontraram...o mesmo poste.

Como tal, e tendo em conta que Niang tanto antes como depois de ter marcado o golo devia ter sido expulso, o resultado que favorecia a equipa da casa parecia uma tremenda injustiça. Foi então que entrou em acção o génio de Lucho, que desmarcou Lisandro através dum passe fenomenal, e que converteu a grande-penalidade resultante dessa jogada. Assim, o FC Porto restabeleceu o empate no marcador, e conseguiu trazer alguma justiça ao resultado.

No outro jogo deste grupo, o Liverpool voltou a perder, desta feita com o Beşiktaş, em Istambul, por 2 a 1, com golos apontados por Hyypia na própria baliza (12') e Bobó (82'), para a equipa da casa, e por Gerard (85). Assim, o Liverpool ocupa agora a última posição do grupo A.

Olympique de Marseille
Equipa titular

30-Mandanda
24-Bonnart
15-Zubar
5-Faty
32-Givet
19-Cana (cap.)
7-Cheyrou
28-Valbuena
11-Niang
10-Zenden
9-Cissé

Suplentes
16-Hamel
3-Taiwo
17-M'Bami
8-Oruma
13-Arrache
29-Ayew
21-Moussilou

Substituições
55'-Entrou Arrache, saiu Zenden
68'-Entrou Taiwo, saiu Givet
88'-Entrou Ayew, saiu Cissé

FC Porto
Equipa titular

1-Helton
12-Bosingwa
4-Stepanov
2-Bruno Alves
13-Fucile
6-Paulo Assunção
16-Raúl Meireles
8-Lucho (cap.)
11-Mariano
7-Quaresma
9-Lisandro

Suplentes
33-Nuno
3-Pedro Emanuel
5-Marek Cech
18-Bolatti
20-Leandro Lima
17-Tarik
23-Hélder Postiga

Substituições
Intervalo-Entrou Hélder Postiga, saiu Mariano
72'-Entrou Leandro Lima, saiu Raúl Meireles

Disciplina
72'-Niang (A)
74'-Stepanov (A)
77'-Mandanda

Golos
1-0, Niang (69')
1-1, Lucho (78')

Destaques
FC Porto
Lucho: Marcou o seu terceiro golo esta época e, curiosamente, foram todos de penalty. Mas não foi só pelo golo marcado que Lucho se destacou, foi também pelo passe que fez para Lisandro que originou esse penalty e pela grande quantidade de terreno que ele percorreu.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Mejuto González (Espanha)
Árbitros assistentes: Juan Carlos Jiménez (Espanha) e Jesus Guadamuro (Espanha)
4º Árbitro: David Borbalan (Espanha)

Teve uma boa arbitragem, não fosse o facto de, por duas vezes, ter perdoado a expulsão a Niang. Restam também algumas dúvidas no lance do penalty assinalado a favor do FC Porto, já que Lisandro procurou e muito o contacto com o guarda-redes do Olympique de Marseille.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

AS Roma vs. Sporting, 2-1

2º tropeção
O jogo não era fácil, já que estamos a falar da AS Roma e porque o jogo era fora (no Olímpico de Roma). Apesar disso, o Sporting acabou por deixar uma boa imagem. Não fez um grande jogo, o que também era difícil pois do outro lado estava a equipa que ficou em 2º lugar no último Calcio, mas pode-se dizer que o Sporting, tirando os minutos iniciais e os cantos que beneficiavam a equipa romana, dominou o jogo. Porém, este domínio não foi muito frutífero, já que não se traduziu em jogadas de perigo...quanto mais em golos.

Polga fez muita falta à equipa, principalmente nas jogadas aéreas (área em que Miguel Veloso não é tão bom), e também porque obrigou ao recuo de Miguel Veloso e consequente perda de velocidade e agressividade nos lances de contra-ataque lançados por Miguel Veloso. Notou-se também que Izmailov e Simon Vukcevic, quando em jogadas defensivas, estavam a fazer uma defesa à zona, o que permitiu muitas vezes que aparecessem jogadores soltos nas alas (tanto médios como defesas), e estes dois jogadores estivessem mais para o centro, sem cobrirem ninguém.

Como já disse, o Sporting deixou uma boa imagem, e o resultado até podia ter sido outro, não fossem os erros deste árbitro. Falta porém algo lá à frente no Sporting, quiçá Derlei, tanto pela sua experiência, como pelo facto de se ter adaptado muito favoravelmente ao estilo de jogo do Sporting e ter feito uma boa dupla com Liedson.

No outro jogo deste grupo, Cristiano Ronaldo voltou a deixar a sua marca, e o Manchester United ganhou 2-4, com golos de Rincón (34') e Bangoura (78') para o lado do Dynamo Kyiv, e Ferdinand (10'), Rooney (18') e Cristiano Ronaldo (41' e 68' (de penalty)).

Uma última palavra para os comentários deste jogo na RTP1, o "nosso" canal: já sabemos que os comentadores não prestam, mas conseguem disfarçar essa incompetência; o que eles não conseguem disfarçar é uma clubite (pouco) aguda. Acham que estou a exagerar? Então expliquem-me porque é que, nos momentos iniciais, quando Miguel Veloso fez um forte remate de longe tivemos uma reacção como se nada se tratasse (Doni teve de defender para o lado); e quando Mexès, depois de uma confusão na área, apareceu sozinho, rematou e a bola ainda roçou na barra, aí sim, tivémos uma explosão de alegria destes comentadores, que, julgando que o Sporting já estava a perder, soltaram um daqueles gritos que nós só costumamos fazer quando estamos a sofrer pelo nosso clube (ou então contra o nosso adversário)? Não conseguem explicar, pois não? Bem me parecia.

AS Roma
Equipa titular
32-Doni
2-Panucci (sub-cap.)
5-Mexès
4-Juan
22-Tonetto
16-De Rossi
77-Cassetti
14-Giuly
7-Pizarro
30-Mancini
10-Totti (cap.)

Suplentes
1-Curci
21-Ferrari
15-Antunes
3-Cicinho
29-Barusso
33-Brighi
9-Vučinić

Substituições
35'-Entrou Vučinić, saiu Totti (passando Panucci a capitão)
73'-Entrou Brighi, saiu Giuly
87'-Entrou Cicinho, saiu Mancini

Sporting
Equipa titular
16-Tiago
78-Abel
13-Tonel
24-Miguel Veloso
8-Ronny
28-João Moutinho (cap.)
7-Izmailov
10-Simon Vukcevic
30-Romagnoli
20-Yannick Djaló
31-Liedson

Suplentes
1-Rui Patrício
26-Gladstone
3-Marian Had
5-Paredes
6-Adrien Silva
88-Celsinho
9-Purovic

Substituições
71'-Entrou Paredes, saiu Simon Vukcevic
77'-Entrou Purovic, saiu Ronny
81'-Entrou Celsinho, saiu Izmailov

Disciplina
44'-Cassetti (A)
46'-Tonel (A)
70'-Vučinić (A)
87'-João Moutinho (A)
90'-Juan (A)

Golos
1-0, Juan (15')
1-1, Liedson (18')
2-1, Vučinić (70')


Destaques
Sporting
Abel: Excepção feita ao lance do segundo golo da AS Roma, Abel teve um excelente desempenho dentro do campo. Além de ter partido dele o cruzamento para o cabeceamento de Liedson no primeiro golo do Sporitng, esteve sempre muito irrequieto, subiu muitas vezes e participou em muitos lances ofensivos. Depois de um nervosismo inicial, onde não conseguia parar Mancini, Abel melhorou e muito, e já foi mais difícil, para Mancini, passar por Abel.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Terje Hauge (Noruega)
Árbitros assistentes: Steinar Holvik (Noruega) e Jan Petter Randen (Noruega)
4º Árbitro: Tommy Skjerven (Noruega)

Udinese vs. Sporting...por acaso lembram-se de um penalty inexistente sobre Iaquinta? Lembram-se quem marcou esse penalty? Pois bem, foi este mesmo árbitro, que segundo alguns é o melhor árbitro europeu depois de Pierluiggi Collina. Além de Collina dever estar bastante insatisfeito com os seus sucessores (julgando por este caso), essas pessoas não devem perceber muito de futebol nem de arbitragem. Como este norueguês gosta muito de italianos, sempre que havia um lance duvidoso, este árbitro decidia sempre a favor dos italianos. No lance do "penalty" sobre Vučinić, nada houve, apenas uma simulação de um jogador da equipa italiana (tal como tinha acontecido aquando do Udinese vs. Sporting no Friuli (sim, porque também houve um penalty duvidoso no Sporting vs. Udinese em Alvalade))...mas o árbitro lá viu sabe-se lá o quê. Depois, temos o lance do segundo golo da AS Roma, que se inicia com uma mão de Mexès (salvo erro) perto da área romana, que poderia dar origem a um livre perigoso, a travar uma jogada do Sporting. Claro que o árbitro não viu, assim como os nosso brilhantes comentadores.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Convocatória Sub-19

Depois da convocatória para um estágio de preparação, foi divulgada esta segunda-feira a lista de 18 jogadores convocados para o I mini-torneio de apuramento para o Euro 2008 de Sub-19.
Esta prova disputa-se entre os dias 1 e 6 de Novembro, e Portugal está inserido no mesmo grupo da República da Irlanda, Bielorússia e Andorra (que será o primeiro adversário).

Lista de convocados

Benfica: Carvalhas, Miguel Vítor, Romeu Ribeiro e Ruben Lima
Boavista: Ricardo Neves
Estrela da Amadora: Jaló
FC Porto: André Pinto, Tengarrinha e Valter Fernandes
Nacional: Carlos Pita
Olympique Lyonnais: Anthony Lopes
Sporting: Adrien Silva, André Santos, Diogo Rosado, Marco Matias e Wilson Eduardo
Sporting de Braga: Stélvio
Vitória de Guimarães: Rabiola

sábado, 20 de outubro de 2007

4ª Eliminatória da Carlsberg Cup - 1ª Mão


Sporting vs. Fátima, 1-2

Paulo Bento apostou claramente numa segunda equipa, pondo em prática a rotatividade do plantel, mas não obteve uma boa resposta por parte dos seus jogadores. Das duas uma: ou os jogadores não combinam bem entre si por falta de rotina, ou os jogadores não prestam. E digo isto porque Farnerud e Paredes, por exemplo, já tiveram oportunidades de sobra e, em quase ano e meio ainda nada conseguiram fazer; Gladstone é chamado à selecção, mas no Sporting parece sempre muito lento, muito permeável; Celsinho tem qualidade, mas ainda não está entrosado com a equipa; Purovic ainda não se adaptou a este estilo de jogo, já que neste estilo de jogo ele tem de actuar como avançado, ou seja, tem que ir à procura da bola, e ele, devido à sua elevada estatura, está habituado a jogar na área; Marian Had é bom nos lances aéreos, bom na marcação, mas o Sporting, em termos ofensivos, fica mais frágil na sua ala.

Aproveitando uma falha de Tiago, uma confusão na área e uma bola na mão de Purovic, o Fátima aproveitou para se adiantar no marcador na marcação de uma grande penalidade indiscutível. O Sporting tinha então de ir à procura de golos, mas os passes e as combinações entre os jogadores não iam resultando. Paulo Bento teve então de recorrer à artilharia pesada, caindo por terra o plano de poupança de alguns jogadores fundamentais. Assim sendo, o Sporting surgiu com três caras novas na segunda-parte, e houve claras melhorias no jogo do Sporting, tal como o golo nos minutos iniciais da segunda-parte o prova. Pareceu, porém que o Sporting adormeceu com esse golo e numa altura em devia estar mais motivado para fazer o segundo golo, optou por não carregar tanto no acelerador e esperar que um outro golo surgisse calmamente. E esse golo surgiu, só que foi na outra baliza, num fantástico remate de Falardo, que bateu Tiago e sentenciou o jogo.

Sporting
Equipa titular
16-Tiago (cap.)
78-Abel
26-Gladstone
13-Tonel
3-Marian Had
5-Paredes
21-Farnerud
7-Izmailov
88-Celsinho
9-Purovic
31-Liedson

Suplentes
1-Rui Patrício
44-Paulo Renato
8-Ronny
24-Miguel Veloso
28-João Moutinho
30-Romagnoli
20-Yannick Djaló

Substituições
Intervalo-Entrou Miguel Veloso, saiu Gladstone
Intervalo-Entrou João Moutinho, saiu Farnerud
Intervalo-Entrou Romagnoli, saiu Celsinho

Fátima
Equipa titular
24-Pedro Duarte
15-Marco Airosa
17-Veríssimo (cap.)
4-Jorge Teixeira
2-Duarte Machado
6-João Fonseca
20-Joel
8-Miguel Xavier
7-Ricardo Jorge
22-Marinho
16-Cícero

Suplentes
12-Nuno Ribeiro
5-Edu Castigo
19-Samuel
13-Bispo
11-Moreira
21-Falardo
9-Carlos Saleiro

Substituições
66'-Entrou Falardo, saiu Ricardo Jorge
69'-Entrou Bispo, saiu Marco Airosa
80'-Entrou Carlos Saleiro, saiu Cícero

Disciplina
19'-Purovic (A)
71'-Miguel Xavier (A)
79'-Romagnoli (A)
89'-Pedro Duarte (A)

Golos
0-1, Cícero (16')
1-1, Liedson (53')
1-2, Falardo (82')

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Artur Soares Dias
Árbitros assistentes: João Silva e Rui Licínio
4º Árbitro: Hugo Miguel



Benfica vs. Vitória de Setúbal, 1-1

Pensando tratar-se de um adversário fácil, Camacho decidiu colocar alguns jogadores novos no onze habitual. Esqueceu-se do facto de que o Vitória de Setúbal tem, até este momento, apenas 2 pontos de diferença para o Benfica no campeonato, e ainda não perdeu. O Vitória de Setúbal marcou primeiro, num lance em que Matheus estava em fora-de-jogo e nenhum dos árbitros assinalou qualquer infração, dado que era um lance de difícil análise, e desenrolou-se miuto rapidamente. Depois desse golo, o Benfica passou a pressionar mais, mas continuava a denotar-se pouco entrosamento entre os jogadores. Por seu lado, o Setúbal apostava em contra-ataques, e até podia ter dilatado a vantagem. Quando se pensava que mais um grande ia perder, voltou a entrar em acção o salvador do Benfica na Carlsberg Cup: Adu, que marcou um bom golo. Resta agora ver o que se vai passar no Bonfim, sendo certo que o Benfica tem de marcar, já que, neste momento, o Vitória de Setúbal está à frente, devido ao golo marcado fora.


Benfica
Equipa titular
12-Quim
2-Luís Filipe
4-Luisão (cap.)
17-Zoro
11-Miguelito
8-Katsouranis
18-Bynia
20-Di María
25-Nuno Assis
16-Fábio Coentrão
19-Bergessio

Suplentes
31-Bruno Costa
28-Miguel Vítor
32-Romeu Ribeiro
15-Andrés Diaz
30-Adu
27-Yu Dabao
9-Mantorras

Substituições
Intervalo-Entrou Yu Dabao, saiu Fábio Coentrão
71'-Entrou Mantorras, saiu Bergessio
71'-Entrou Adu, saiu Di María

Vitória de Setúbal
Equipa titular
77-Fernando
14-Janício
4-Robson
15-Auri
13-Adalto
6-Sandro (cap.)
16-Ricardo Chaves
8-Elias
18-Paulinho
99-Matheus
19-Leandro

Suplentes
25-Milojevic
17-Jorginho
3-Hugo
11-Bruno Ribeiro
10-Filipe Gonçalves
7-Bruno Gama
9-Edinho

Substituições
Intervalo-Entrou Hugo, saiu Auri
57'-Entrou Bruno Gama, saiu Matheus
72'-Entrou Edinho, saiu Paulinho

Disciplina
41'-Miguelito (A)
64'-Janício (A)
66'-Luís Filipe (A)
71'-Elias (A)
84'-Zoro (A)
90+1'-Katsouranis (A)

Golos
0-1, Matheus (12')
1-1, Adu (90+4')

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Jorge Sousa
Árbitros assistentes: José Ramalho e Vítor Carvalho
4º Árbitro: João Capela

Outros resultados
Penafiel vs. União de Leiria, (João Pedro (3'), Bakero (68' e 78'); Sougou (90+2'))
Portimonense vs. Beira-Mar, 1-0 ( (72'))

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Convocatória Sub-20


Lista de convocados de António Violante para o 3º estágio de preparação (22 a 24 de Outubro)

Académica: Luis Carneiro (Licá)
Belenenses: Carlos Alves
Boavista: Ivan Santos
FC Porto: André Castro, Rui Pedro e Hugo Ventura
Mafra: Marco Pinto
Maria da Fonte: Orlando Sá
Merelinense: Filipe Pinto
Olhanense: João Martins
Olivais e Moscavide: João Gonçalves, Nuno Ferreira e Tiago Pinto
Padroense: Ruben Saldanha e Vítor Lobo
Ribeirão: Bura e Jorge Monteiro
Trofense: Fábio Paim
Sporting de Braga: Vítor Hugo
Sporting: Rui Patrício
Valencia: Yago Fernandez
Varzim: André Monteiro, Daniel Candeias e Yazalde
Vitória de Setúbal: Luís Portela
Nota: O Sporting, tendo em vista a deslocação a Roma, pediu a dispensa de Rui Patrício, peolo que foi chamado Jorge Trigueira, jogador do Ribeirão.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Cazaquistão vs. Portugal, 1-2

Jogos na ex-URSS: Parte 2
Mais um jogo complicado, difícil, segundo o nosso seleccionador; relvado duro e mau; equipa mais forte do que a do Azerbeijão (que grande ponto de comparação). Andamos a tentar enganar quem? Sem dúvida que quando chegamos às competições propriamente ditas (EURO e Campeonato do Mundo) nos portamos bem, mas será mesmo indispensável "arranjar" tudo isto? Não será melhor enfrentar o adversário e, se perdermos, reconhecer a derrota, e não tentar agredir os adversários (e negar logo depois tal tentativa)?

Quanto ao jogo propriamente dito, penso que ao dizer que foi bastante mau, parado e uma perda de tempo, estou a falar por muita gente. Portugal dominou o jogo (o que não é nenhuma surpresa), mas não conseguia criar perigo de forma muito constante. Os alas, Cristiano Ronaldo e Quaresma, não tinham muita bola, e quando a tinham não conseguiam desequilibrar; Hugo Almeida não estava a ser servido, daí que pouco ou nada tenha feito (excepção feita a uns cabeceamentos com não muito perigo); Deco e Maniche já combinaram melhor; Veloso ainda se vai adaptando à equipa, ao seu esquema táctico (4x3x3 contra o 4x4x2 com que normalmente joga no Sporting), e aos companheiros, mas mesmo assim ainda tentou a seu sorte num bom remate de longe; a defesa só ia tendo perigo em contra-ataque, já que Portugal controlava as operações em campo.

Sendo assim, algo tinha que ser feito: e assim entraram Nani e Makukula. E este último acabou por resolver, já numa fase adiantada do encontro. Depois, como não poderia deixar de ser, Cristiano Ronaldo deixou a sua marca, e dilatou a vantagem através dum remate fortíssimo. Houve ainda tempo para borrar a pintura, que, por si só, já estava algo borrada: Portugal olhou para o relógio e decidiu que era tempo de descanso. Como tal, o Cazaquistão marcou, num lance em que Ricardo faz uma grande defesa, mas que depois não recebe a ajuda que deveria ter recebido, já que Byakov recebeu a bola isolado. Curioso o facto de se ver nas imagens televisivas Bruno Alves a cobrir-se a ele próprio, quando Byakov estava sozinho, e vê-se ainda os outros defesas portugueses a cobrirem um jogador cazaque; o que é ainda mais curioso é o facto de nada ter sido dito pelos nossos brilhantes comentadores televisivos. Uma coisa é mandar bitaites para o ar, outra é perceber de futebol; e penso que na nossa televisão pública, para a qual pagamos com os nosso impostos, merecíamos uns comentadores de futebol um bocado melhores.

Cazaquistão
Equipa titular
1-Loriya
2-Smakov
3-Kuchma
4-Zhalmagambetov
5-Irismetov
8-Karpovich
6-Skorykh
7-Larin
10-Zhymaskaliev (cap.)
11-Byakov
9-Ostapenko

Suplentes
18-Novikov
19-Korniyenko
12-Lyapkin
14-Ashirbekov
15-Azovskiy
16-Nurdauletov
17-Suyumagambetov

Sustituições
36'-Entrou Lyapkin, saiu Larin
88'-Entrou Nurdauletov, saiu Karpovich

Portugal
Equipa titular
1-Ricardo
13-Miguel
16-Ricardo Carvalho
30-Bruno Alves
2-Paulo Ferreira
37-Miguel Veloso
18-Maniche
20-Deco
27-Quaresma
17-Cristiano Ronaldo (cap.)
26-Hugo Almeida

Suplentes
12-Quim
5-Fernando Meira
35-Jorge Ribeiro
25-Raul Meireles
28-João Moutinho
32-Nani
38-Makukula

Substituições
60'-Entrou Nani, saiu Maniche
63'-Entrou Makukula, saiu Hugo Almeida
84'-Entrou João Moutinho, saiu Quaresma

Disciplina
5'-Karpovich (A)
34'-Maniche (A)
36'-Irismetov (A)
40'-Smakov (A)

Golos
0-1, Makukula (82')
0-2, Cristiano Ronaldo (90')
1-2, Byakov (90+3')

Destaques
Portugal
Makukula: Este jogador nascido na República Democrática do Congo, à semelhança de Bosingwa, teve finalmente a sua primeira oportunidade na selecção AA portuguesa, depois de um bom trajecto pelas selecções jovens, e não defraudou as expectativas. Aguentou a pressão e o nervosismo e resolveu o jogo; tal como Hugo Almeida, também marcou e mostrou a Scolari que há vida para além de Nuno Gomes (e de Pauleta).

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Jan Wegereef (Holanda)
Árbitros assistentes: Wijnand Rutgers (Holanda) e Nicky Siebert (Holanda)
4º Árbitro: Kevin Blom (Holanda)

É impressionante (ou então não), mas é verdade: regra geral, os árbitros que apitam jogos das nossas equipas e que não são portugueses, costumam arbitrar bem e com muito poucos erros. E este árbitro holandês não foi excepção. E não me venham com a treta de que os jogos são mais fáceis de dirigir e que a carga emocional é menor. A carga emocional do jogo de há uns tempos entre o Belenenses e o Paços de Ferreira (se não me engano) também era estonteante, daí que o árbitro tenha errado de tal forma que até o José Mota, que até nem costuma protestar de forma veemente, se revoltou (numa jornada fantástica a nível de arbitragem, diga-se de passagem).

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Montenegro vs. Portugal, 1-2


Vitória suada sobre os "ic's"
Quem viu o jogo, certamente pensou que José Couceiro tinha novamente tomado posse da equipa portuguesa sub-21. No início do jogo, Portugal simplesmente pouco ou nada conseguia fazer, e Montenegro dominava quase por completo. Até aos intervalo/até ao golo, Portugal conseguiu reequilibrar o jogo, mas o perigo continuava a ser pouco. Depois veio algum nervosismo com o golo sofrido, no qual houve uma falha de Ricardo Baptista. Nem o intervalo serviu para acalmar os "nossos putos", e na segunda-parte assistimos a mais do mesmo: Portugal continuava desarticulado, blocos muito distantes entre si e pouco comunicativos entre si, transições defesa-ataque deficientes e lentas. Não quero com isto dizer que Montenegro estivesse a merecer tal vantagem, já que, tendo em conta aquilo que se ia passando em campo, o empate era mais justo. Até que Portugal, finalmente, acordou quando faltavam cerca de 20 minutos: neste período, o primeiro sinal surgiu quando Antunes mandou uma bola à barra (72'). Depois de uma jogada em que Portugal não teve fair-play, já que não devolveu uma bola que os montenegrinos atiraram para fora para que um jogador fosse assistido, Portugal sofreu uma falta, e, na marcação de um livre estudado na sequência dessa falta, Antunes meteu para a entrada da área para Pelé, que restabeleceu o empate. Por seu turno, o segundo golo resultou de um remate de Targino que bateu à frente do guarda-redes contrário e que entrou lá para dentro. Sendo assim, Portugal justificou a vitória nestes últimos minutos, já que marcou dois golos e criou mais duas ou três oportunidades.
Portugal tem agora de melhorar, já que a Inglaterra continua o seu trajecto vitorioso, e vai ser nos jogos frente à Inglaterra que vamos ter os nossos grandes testes.

Montenegro
Equipa titular

1-Radanovic
2-Radovic
15-Bojovic
5-Novakovic
3-Igumanovic
7-Markovic
20-Boskovic
13-Zverotic
10-Cetkovic (cap.)
8-Jovetic
14-Vidovic

Suplentes
18-Vujovic
16-Kaludjerovic
12-Stjepanovic
6-Brnovic
9-Zvicer
22-Jovanovic
11-Petar Vukcevic

Substituições
72'-Entrou Anderovic, saiu Novakovic
85'-Entrou Vujanovic, saiu Cetkovic

Portugal
Equipa titular
1-Ricardo Baptista
13-Vasco Fernandes
3-Nuno André Coelho
15-Gonçalo Brandão
5-Antunes (cap.)
8-Pelé
18-Celestino
10-Paulo Machado
7-Vieirinha
9-João Moreira
20-Yannick Djaló

Suplentes
12-Mário Felgueiras
14-João Pedro
4-Nuno Coelho
16-Feliciano Condesso
11-Hélder Barbosa
17-Targino
19-Cícero

Substituições
52'-Entrou Targino, saiu Yannick Djaló
63'-Entrou Hélder Barbosa, saiu Paulo Machado
73'-Entrou Cícero, saiu Gonçalo Brandão

Disciplina
40'-Radovic (A)

Golos
1-0, João Moreira n.p.b. (34')
1-1, Pelé (75')
1-2, Targino (80')

Destaques
Portugal
João Moreira: Parece um paradoxo, mas João Moreira, apesar de ter marcado na própria baliza, acabou por ser um dos melhores jogadores da desinspirada selecção nacional sub-21. No meio de tantos jogadores muitos furos abaixo do habitual, foi este jogador do Nacional que acabou por fazer algo de positivo.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Joseph Attard (Malta)
Árbitros assistentes: Charles Micallef (Malta) e Joseph Camilleri (Malta)
4º Árbitro: Kevin Azzopardi (Malta)

Boa exibição, num jogo tranquilo e fácil, onde não complicou.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Convocatória Sub-19

A Selecção Nacional Sub-19, orientada por Agostinho Oliveira, entra hoje em estágio (Estádio Nacional), tendo em vista o primeiro minitorneio de apuramento para o Europeu de 2008.

Portugal faz parte do Grupo 1 e terá como adversários a República da Irlanda, Bielorrússia e Andorra, encontros a disputar em Novembro, em terras nacionais.


Lista de convocados
Arsenal: Rui Fonte
Benfica: André Carvalhas, Miguel Rosa, Miguel Vítor, Romeu Ribeiro e Ruben Lima
Boavista: Ricardo Neves e Rui Rainho
Candal: Josué
Estrela Amadora: Jaló
FC Porto: Mohamed Camara, André Pinto, Tengarrinha e Valter Fernandes
Nacional: Carlos Pita
Olympique Lyonnais: Anthony Lopes
Paredes: Vasco Romeu
Rio Ave: Fábio Faria
Sporting: Adrien Silva, André Santos, Diogo Rosado, Marco Matias e Wilson Eduardo
Sporting de Braga: Alex e Ricardo
Vitória de Guimarães: Rabiola

Convocatória Sub-16

Convocados da Selecção Nacional Sub-16 para o estágio de observação, que decorrerá, terça (18) e quarta-feira (19), no complexo do Jamor:

Académica: Sérgio Marques
Académico de Viseu: Manuel Pipa
Barcelona: Luís Gustavo
Barreirense: Tiago Costa
Benfica: André Dias, Ruben Pinto e Tiago Ribeiro
CD Barreirense: Francisco Grácio
FC Porto: Filipe Barros, Hugo Filipe, João Amorim, Rafael Sousa e Sérgio Oliveira
Feirense: Vítor Costa
Padroense: Flávio Moreno, João Luís e Tiago Silva
Leixões: Francisco Moura
Louletano: João Carlos
Sporting: João Figueiredo, Mauro Antunes, Miguel Serôdio, Peter Caraballo e Rui Coentrão
Vitória de Guimarães: André Costa e João Amorim
Vitória de Setúbal: Miguel Lourenço

domingo, 14 de outubro de 2007

Convocatória Sub-20

Lista dos jogadores eleitos por António Violante para o estágio de preparação da Selecção Sub-20, que decorrerá de 17 a 19 deste mês no Estádio Nacional:

Académica: Licá e Pedro Ribeiro
Belenenses: Carlos Alves
Boavista: Ivan Santos
Casa Pia: Pedro Santos
FC Porto: André Castro e Rui Pedro
Mafra: Marco Pinto
Maria da Fonte: Orlando Sá
Marítimo: Carlos Freitas e João Diogo
Olhanense: Daniel Carriço e João Martins
Olivais e Moscavide: Nuno Ferreira
Padroense: Ruben Saldanha
Ribeirão: Bura, Jorge Monteiro e Pedro Trigueira
Sporting de Braga: Vítor Hugo
Trofense: Fábio Paim
Valencia: Yago Fernandez
Varzim: André Monteiro, Daniel Candeias e Yazalde
Vitória de Setúbal: Luís Portela

sábado, 13 de outubro de 2007

Azerbeijão vs. Portugal, 0-2

Jogos na ex-URSS: Parte 1

Vivémos num espírito no qual nos fazem pensar que os jogos contra equipas fracas vão ser jogos difíceis, quando, na verdade, o que realmente sucede é que os nosso jogadores não estão para se chatear. Felizmente, marcámos cedo, e, felizmente também, um jogador azeri foi expulso. Estes dois factores facilitaram e muito um jogo que era à partida difícil, segundo Scolari. Depois, tivémos um calafrio aos 38 minutos, quando Subasic ficou cara-a-cara com Ricardo, após uma falha de Bruno Alves, que revela fragilidades que há muito lhe são reconhecidas por quem percebe de futebol, mas que passam despercibidas no nosso campeonato, dado o pouco poderio das equipas, e, no ano passado, devido à preciosa ajuda de Pepe. Foi então que vimos que a outra equipa, apesar de fraca, sabia dar uns toques na bola; vai dai, aos 39 minutos, Deco apareceu isolado e rematou a meias com um defesa azeri ao poste esquerdo, e, aos 41 minutos, Hugo Almeida estabeleceu o resultado final. Na segunda-parte, foi só gerir a vantagem, mas sem recuar muito, já que a outra equipa não obrigava a tal. E assim se garantiu mais uma vitória nesta fase de qualificação.

Azerbeijão
Equipa titular
1-Veliyev
14-Elvin Aliyev
9-Samir Abason
8-Kerimov (cap.)
3-Sasha Yuinisoglu
5-Emin Guliyev
22-Aleksander Chertaganov
10-Imamaliev
18-Gurbanov
20-Branimir Subashich
17-Samir Aliyev

Suplentes
12-Hasanzade
15-Alim Gurbanov
16-Ismaylov
6-Bakhshiev
21-Khagani Mammadov
2-Zaur Hashimov
4-Mair Shukurov

Substituições
6'-Entrou Zaur Hashimov, saiu Imamaliev
55'-Entrou Khagani Mammadov, saiu Gurbanov
73'-Entrou Alim Gurbanov, saiu Samir Aliyev

Portugal
Equipa titular

1-Ricardo
13-Miguel
16-Ricardo Carvalho
30-Bruno Alves
2-Paulo Ferreira
18-Maniche
37-Miguel Veloso
20-Deco
27-Quaresma
17-Cristiano Ronaldo (cap.)
26-Hugo Almeida

Suplentes
12-Quim
5-Fernando Meira
35-Jorge Ribeiro
25-Raúl Meireles
28-João Moutinho
32-Nani
21-Nuno Gomes

Sustituições
69'-Entrou Nani, saiu Quaresma
74'-Entrou Jorge Ribeiro, saiu Miguel

Disciplina
28'-Kerimov (V)
65'-Sasha Yuinisoglu (A)
90'-Jorge Ribeiro (A)

Golos
0-1, Bruno Alves (12')
0-2, Hugo Almeida (45')

Destaques
Portugal

Cristiano Ronaldo: Pode não ter feito um jogo de encher as medidas, mas foi o jogador português mais perigoso durante praticamente todo o jogo, principalmente na recta final, onde revelou frescura física.

Miguel Veloso: No primeiro de muitos jogos pela selecção AA portuguesa, o esquerdino jogou a médio defensivo e mostrou que está lá para discutir o lugar com Petit. Apesar de ainda alguma falta de rotina com o resto da equipa, Veloso acabou por fazer um bom jogo, falhando poucos passes, apoiando o ataque e a defesa, e testou ainda o seu forte remate. Merece mais oportunidades.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Ivan Bebek (Croácia)
Árbitros assistentes: Tomislav Petrovic (Croácia) e Tomislav Setka (Croácia)
4º Árbitro: Drazenko Kovacic (Croácia)
Exibição tranquila e sem grandes casos. Esteve bem no lance da expulsão de Kerimov.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Convocatória Sub-17

Esta convocatória foi elaborada por Carlos Dinis com vista aos dois jogos de preparação com a Geórgia, a terem lugar nos dias 18 e 20 de Setembro no Cartaxo e em Santarém, respectivamente. O duplo confronto vai servir para preparar a fase de apuramento para o Europeu de 2008.

Benfica: Fábio Pereira e Nelson Oliveira
Boavista: Ruizinho
FC Porto: Pedro Branco, Ricardo Cardoso, Ricardo Dias e Rui Caetano
Manchester United: Evandro
Penafiel: João Carlos
Sporting: Alex Zahavi, Cédric Soares, Filipe Paiva, Januário, Luis Almeida, Mário Rui, Nuno Reis e Ruben Luís
Sporting de Braga: Tiago Gomes
Vitória Guimarães: Nandinho e Rafael

Bulgária vs. Portugal, 1-0

Primeira derrota
Depois de uma primeira-parte fraca, em que os únicos momentos de algum perigo foram os remates de Vieirinha (3 e 36 minutos) e de João Moreira (41'), e o golo da Bulgária por Domovchyiski, na marcação de um penalty cometido por João Pedro, Portugal parecia disposto a fazer algo diferente na segunda-parte. Porém, a impetuosidade inicial não passou duma miragem. A Bulgária continuava a fazer o mesmo da primeira-parte, ou seja, defender com cuidados reforçados, e apostar em contra-ataques; e foi numa jogada de contra-ataque que quase dilatou a vantagem, num remate de Bozhinov. A seguir, voltou Vieirinha, com remates aos 60 e aos 62 minutos, mas Portugal não conseguia criar muito perigo. Nos últimos minutos, em que se assitiu a um valente dilúvio, Portugal continuava com a posse da bola, tentando apostar num ataque continuado, mas se até ali nada tinha feito, pior ainda fez com o piso alagado.


Bulgária
Equipa titular
1-Mihailov (cap.)
6-Bandalovski
4-Ivanov
3-Bodurov
13-Fidarin
10-Petrov
16-Bozhinov
18-Gadjev
20-Popov
19-Dimitrov
17-Domovchyiski

Suplentes
12-Nikolov
14-Trifonov
8-Starokin
11-Mirchev
9-Kurdov
5-Velichkov
7-Mladenov

Substituições
75'-Entrou Starokin, saiu Petrov
77'-Entrou Kurdov, saiu Domovchyiski
90'-Entrou Mladenov, saiu Dimitrov

Portugal
Equipa titular

1-Ricardo Baptista
13-Vasco Fernandes
14-João Pedro
3-Nuno André Coelho
5-Antunes (cap.)
8-Pelé
6-João Coimbra
10-Paulo Machado
7-Vieirinha
20-Yannick Djaló
9-João Moreira

Suplentes
12-Mário Felgueiras
15-Gonçalo Brandão
2-Mano
4-Nuno Coelho
18-Celestino
19-Cícero
11-Hélder Barbosa

Substituições
58'-Entrou Nuno Coelho, saiu João Coimbra
66'-Entrou Cícero, saiu João Moreira
75'-Entrou Hélder Barbosa, saiu Yannick Djaló

Disciplina
18'-Bandalovski (A)
75'-Petrov (A)
85'-Mihailov (A)
87'-Popov (A)

Golos
1-0, Domovchyiski (42')

Destaques
Portugal
Vieirinha: Com a ausência de muitas caras conhecidas na selecção sub-21 (ora por lesão, ora por chamada à selecção AA), coube ao jogador emprestado pelo FC Porto ao Leixões criar perigo, através de vários remates, tendo alguns obrigado o guarda-redes búlgaro a aplicar-se, dribles, idas às alas, cruzamentos.

Equipa de arbitragem

Árbitro principal: Meir Levi (Israel)
Árbitros assistentes: Eyal Hatuka(Israel) e Shimon Dvir (Israel)
4º Árbitro: Liran Vaksberger (Israel)

Esteve bem o árbitro, tendo sido igualmente bem auxiliado, num jogo fácil de dirigir. Esteve bem aquando da marcação do penalty contra Portugal, assim como na admoestação dos jogadores búlgaros.